Automação de ambientes corporativos: otimização de atividades e redução de custos

1 de outubro de 2018

A adoção de ferramentas de automação em ambientes corporativos é muito mais do que um adição de luxo, como muitos possam imaginar. Se você fizer as escolhas corretas, poderá não só proporcionar uma melhor qualidade de vida aos colaboradores como também reduzirá os custos.

São muitas as possibilidades existentes nesse segmento. Elas vão desde os sensores de iluminação, que ativam as luzes somente quando há alguém um ambiente, até recursos de comunicação, que proporcionam mais segurança às empresas. Nesse artigo, falaremos sobre algumas dessas alternativas que podem fazer parte do dia a dia da sua companhia.

Redução do consumo de energia

Essa é uma das opção mais recorrentes buscadas pelas empresas que buscam a automação de ambientes. Aqui, falamos desde tomadas automatizadas, que permitem interromper o fornecimento de energia a partir de uma determinada hora do dia, visando reduzir riscos de sobrecarga, até os tradicionais sensores de presença.

Graças aos sensores, é possível economizar significativamente na conta de luz. Os mais comuns são se dois tipos: aqueles que acendem as lâmpadas apenas quando alguém passa por um cômodo e aqueles fotossensíveis, que acendem as luzes automaticamente quando escurece e as apagam quando amanhece o dia.

Sensores de temperatura

A briga pela temperatura do ar condicionado está prestes a ter um fim. Os sensores de temperatura integrados à internet se baseiam na temperatura externa para proporcionar aos ambientes internos um clima mais agradável e que não cause tanto impacto no corpo humano.

Em dias quentes, por exemplo, ele pode ser configurado para oferecer uma temperatura mais fresca enquanto em dias frios ele pode aquecer os cômodos nas horas mais frias do dia. A ideia é que tudo isso seja feito de forma automática, sem que os habitantes precisem tomar essas decisões ao longo do dia.

Conexão inteligente

E se você pudesse controlar elementos como iluminação e temperatura a partir do seu smartphone? Essa possibilidade também está entre as mais procuradas pelas empresas. A ideia é adotar centrais – que podem ser comandadas via aplicativo em um smartphone ou tablet central – para controlar todos esses aspectos.

A grande vantagem dessas centrais é que elas também são compatíveis com comandos por voz. Assim, graças a microfones instalados em pontos-chave do ambiente, basta você pedir que as luzes de acendem, a temperatura se modifica ou mesmo uma música é ligada no ambiente. Mais comodidade, impossível.

Controle de segurança

Outro tipo de solução cuja demanda é muito frequente é a de ferramentas de segurança baseadas em tecnologias mais eficientes. Um exemplo são as fechaduras com acesso via biometria. Elas podem ou não ser integradas a câmeras, que confirmam se a pessoa em questão é mesmo a portadora dos dados cadastrados no sistema.

Há ainda a possibilidade de usar o celular como ferramenta de desbloqueio de portas, graças a tecnologias como leitura de impressões digitais ou reconhecimento de íris presente nos aparelhos. Todas essas soluções visam diminuir o tempo de espera na abertura, reduzindo a exposição a riscos, e proporcionar maior segurança sem que para isso seja necessário contratar mais pessoas.

Soluções sob medida para o seu negócio

Além das tecnologias acima, que podem ser consideradas as mais frequentes entre as requisições das empresas, existem ainda dezenas de possibilidades que podem ser feitas sob medida. Por isso, antes de escolher uma entre as opções disponíveis no mercado, consulte a nossa equipe para verificar como fazer um projeto sob medida, com diferenciais que de fato atendam às necessidades do seu negócio.