Como um Centro de Controle Operacional garante eficiência, segurança e redução de custos

8 de outubro de 2018

Você já pensou em adotar na sua empresa um centro de controle operacional? Os chamados CCOs são frequentes em estabelecimentos em que há grande fluxo de pessoas, como aeroportos, shoppings e estádios de futebol.

Porém, isso não significa que uma central de controle esteja restrita a essas localidades. Mesmo empresas menores podem desfrutar dos benefícios desse tipo de infraestrutura. Diferente do que muitos imaginam, os custos de montagem e manutenção de ambientes como esses não são tão altos e em médio e longo prazo eles podem ajudar você a economizar consideravelmente.

Quais são os benefícios de um CCO?

São muitos e, nesse artigo, vamos listar alguns deles para que você possa compreender a importâncias que esses espaços têm. Entre outras coisas, sua companhia pode reduzir custos, aumentar a segurança e tornar o trabalho mais eficiente em muitas áreas. Claro, um projeto elaborado sob medida para o seu negócio também ajudará bastante você a ter sucesso com o seu CCO.

1. Avaliação de desempenho em tempo real

A eficiência nas atividades pode aumentar por meio do controle em tempo real que os CCOs oferecem. Graças ao monitoramento, os gestores podem entender como os processos ocorrem e interferir em cada um deles visando dar mais agilidade à cada etapa do trabalho. Muitas vezes, sem os recursos de imagem, pode se tornar complicado encontrar padrões possíveis de serem modificados.

Muitas vezes, certos fluxos podem ser modificados para que tenham caminhos mais eficientes, mas é preciso acompanhar em tempo real como os trabalhos ocorrem para que isso seja possível. O primeiro passo para evoluir, portanto, é compreender como funciona a sua infraestrutura para, posteriormente, fazer as intervenções necessárias.

2. Mais segurança para o seu estabelecimento

Problemas como furtos e roubos são comuns aos grandes estabelecimentos. Nem sempre existe a possibilidade de se ter um efetivo em todos os pontos da empresa, mas as câmeras podem cobrir essas áreas com uma facilidade muito maior. Assim, ao invés de deslocar dezenas de pessoas para a vigilância, apenas alguns poucos controladores podem vigiar várias áreas simultaneamente.

A instalação de um CCO permite ampliar a área de cobertura da vigilância sem que para isso seja preciso contratar mais pessoas. Ainda melhor, por meio das centrais de controle, é possível compreender os problemas de imediato e deslocar o efetivo necessário para a ocorrência, garantindo maior agilidade na tentativa de resolver problemas.

3. Redução de custos operacionais

Uma das principais funções de um CCO é ampliar a área de cobertura de um monitoramento sem que para isso seja preciso aumentar o número de pessoas envolvidas na operação. Dessa forma, garante-se um aumento na eficiência sem que isso impacte diretamente em aumento de custos em médio e longo prazo.

Excetuando-se o investimento inicial necessário, que não é dos mais altos, basicamente o que o empresário precisará é destinar mensalmente um certo investimento para a manutenção, mas nada muito expressivo. A capacitação de pessoal para a operação do CCO também é uma garantia que, a partir dele, novos e bons frutos virão nessa mesma esteira.

4. Possibilidade de criação de soluções sob medida

Por fim, uma das grandes vantagens que a implantação de um CCO sugere é a possibilidade de criar uma estrutura em função das suas necessidades. Em outras palavras, você não precisa recorrer apenas a soluções prontas que, talvez, não deem a resposta que necessária, apesar dos seus investimentos.

A contratação de uma empresa especializada na instalação de CCOs, como a PerformanceNet,  garante que haverá um projeto pensado sob medida para a sua companhia. Com isso, podem ser feitas as modificações necessárias, para que se garanta que todos os seus desejos serão atendidos. A construção de uma empresa eficiente passa pela montagem de um Centro de Controle Operacional sob medida.