O que é CCO e quais são os benefícios para grandes empresas e instituições?

19 de setembro de 2018

Grandes empresas e o órgãos públicos podem se beneficiar muitos dos chamados CCOs. Você sabe o que é CCO e o que essa sigla significa? Falamos dos centros de controle operacional, estruturas de monitoramento que podem resultar em maior eficiência e rapidez para diversas operações.

Esses ambientes são perfeitos para que se possa estabelecer uma rotina de monitoramento, com acesso a imagens de câmeras em diversos pontos e possibilidade de intervenção e comunicação a qualquer momento. Será que uma estrutura como essa é adequada para a sua organização ou município?

Os múltiplos benefícios de um CCO

Poder centralizar todas as operações de monitoramento e controle em um só lugar é apenas um dos múltiplos benefícios que um CCO é capaz de proporcionar. Trata-se de uma maneira eficiente de se fazer analise de desempenho de uma companhia durante a execução do trabalho.

Essa metodologia permite aos gestores encontrar com precisão quais são os pontos em que a companhia está pecando, de forma a corrigi-los com a certeza que eles impactarão diretamente na produtividade. Além disso, as centrais também acabam se transformando em uma espécie de coração das operações.

Em tempo real, um único funcionário pode acompanhar dez ou mais pontos distintos em múltiplos ambientes e intervir diretamente nele se necessário mediante comandos via rádio ou celular. Em outras palavras, você diminuiu o efetivo em in loco dos ambientes, mas nem por isso perde em cobertura no monitoramento.

Área governamental: ampliação de possibilidades

As centrais de controle de tráfego são um grande exemplo de como as CCOs podem se tornar essenciais nas grandes cidades. Graças às câmeras posicionadas em diversos pontos dos municípios, os operadores e engenheiros de tráfego têm acesso em tempo real aos locais mais nevrálgicos de uma região.

Por meio da CCO, é possível mudar, por exemplo, o intervalo de abertura de um semáforo, contribuindo para desafogar o trânsito e trazer o fluxo à normalidade em algumas ocasiões. Companhias de transporte também utilizam esse mecanismo para monitorar em tempo real a sua frota, identificando eventuais pontos de gargalo e sugerindo alterações de rota de forma a otimizar o tempo.

Ações que requeiram intervenção direta dos órgãos de segurança pública também têm se beneficiado dessa solução. Um exemplo disso são os estádios de futebol. Por meio das câmeras posicionadas em diversos pontos, é possível acompanhar movimentações suspeitas e até mesmo identificar torcedores com mau comportamento, evitando que clube sejam punidos.

De olho na montagem: uma estrutura pensada para cada propósito

A estrutura pensada para o monitoramento do tráfego de uma grande cidade, como por exemplo o Rio de Janeiro, obviamente é muito maior do que o CCO necessário para o bom funcionamento de uma indústria. O ponto é que independentemente da finalidade, o fato é que é possível montar estruturas sob demanda que atendam a todas as necessidades do contratante.

Indústrias, por exemplo, podem ter controle absoluto sobre as suas áreas de produção graças às CCOs. Trata-se de uma estrutura muito mais eficiente e, por vezes, barata, do que a contratação de dezenas de colaboradores para monitorar individualmente cada uma das áreas em questão.

É de suma importância, no entanto, que o projeto do CCO seja construído pensando-se na estrutura disponível bem como levando-se em consideração possibilidades de ampliação. Itens como velocidade de conexão, equipamentos e qualificação de pessoal precisam ser levados em consideração nessa conta. Trata-se de um investimento que certamente renderá frutos em médio e longo prazo e pode até mesmo se tornar um diferencial competitivo, no caso das empresas, ou uma solução para redução de índices de criminalidade ou de congestionamentos.

A Performance está à frente do mercado audiovisual brasileiro desde 1990. Confira nossos cases com implementações de Centro de Controles Operacionais e peça um orçamento!

Fonte(s): VELTEC, MC Digital, Trama WEB e Governo do Rio