5 tecnologias que são fundamentais para montar uma sala de palestras

19 de setembro de 2018

Por mais que você prepare uma apresentação especial para mostrar aos seus funcionários ou fornecedores, o ambiente no qual a palestra será realizada conta muito. Algumas tecnologias utilizadas em salas de palestras podem ajudar a tornar o ambiente mais convidativo.

Além de cadeiras confortáveis, o bom uso de recursos audiovisuais e uma acústica que permita que mesmo aqueles que estão no fundo da sala ouçam o que está sendo dito contam muitos pontos para aumentar a retenção de atenção. Nesse artigo, mostraremos cinco tecnologias que são indispensáveis para aqueles que desejam montar um ambiente perfeito para apresentações.

1. Sistema de sonorização

Por mais que a sua apresentação seja interessante, muitas pessoas acabam se distraindo em meio a ela em razão de não ouvirem direito o que você está dizendo. Esse problema não se restringe apenas a salas grandes. Mesmo em ambientes pequenos, ruídos externos podem tirar a concentração dos participantes.

A solução é recorrer aos sistemas de sonorização. Equipamentos como microfones, mesas e caixas de som podem tornar o espaço mais propício para os participantes. Cada caso precisa ser analisado individualmente, pois a estrutura do local influencia diretamente na sua acústica. Se for preciso, algum isolamento sonoro também pode ser aplicado.

2. Projetor e tela de projeção

A melhor maneira de apresentar conteúdos audiovisuais é por meio de projetores. Porém, a escolha do tipo de equipamento deve levar em condição o tamanho da sala. Há modelos mais compactos, perfeitos para ambientes menores, e há aqueles com maior luminosidade, voltados para auditórios mais amplos.

A escolha da tela de projeção também deve seguir alguns critérios importantes. De nada adianta escolher um ótimo projetor e fazer as projeções em uma parede inadequada. Há certos materiais cuja superfície lisa proporciona um contraste maior. Algumas, inclusive são compatíveis com canetas eletrônicas, funcionando como lousas digitais.

3. Sistema de iluminação

Esse é um elemento que constantemente é deixado de lado em muitas montagens de estruturas. Um bom sistema de iluminação deve ser pensado de forma a ressaltar o palestrante no palco, facilitando a visualização de quem está na plateia. Além disso, as luzes devem ter um controle flexível para as mais diferentes situações.

No caso dos auditórios, a iluminação deve ainda servir para destacar placas de sinalização, escadas e mesmo a localização dos assentos quando as luzes estiverem mais baixas ou apagadas. Trata-se de um quesito que precisa ser muito bem projetado para que não destoe do restante da estrutura.

4. Estrutura de filmagem

Há duas razões pela qual você precisa pensar em uma estrutura de filmagem para o auditório da sua empresa. A primeira delas é por conta da possibilidade de se fazer streaming, ou seja, a transmissão simultânea do conteúdo para fontes externas ou em um telão na parte interna. Além disso, o registro das palestras pode ser essencial para uso posterior.

Para isso, uma estrutura de filmagem não deve levar em consideração apenas câmeras, tripés ou iluminação específica. É preciso pensar ainda nos pontos de posicionamento para gravação, sejam eles no centro do palco, no teto ou em lugares estratégicos, construídos com essa finalidade.

5. Rede Wi-Fi

Se você acompanha muitas palestras em diversos lugares, certamente já deve ter reparado que em auditórios as redes Wi-Fi não costumam ser muito boas. Além dos locais serem maiores, isso acontece porque nem sempre as antenas dos roteadores e repetidores são posicionadas de maneira correta.

Some a isso o fato de que é preciso ter uma configuração robusta nesses locais, pois o número de pessoas utilizando o serviço de forma simultânea é alto. Para concluir com chave de ouro a montagem do seu auditório, não relegue a segundo plano as possibilidades que uma boa estrutura de internet pode proporcionar. Isso ajuda até mesmo a aumentar a divulgação do espaço nas redes sociais.

Se você precisar de uma solução profissional e personalizada, a Performance está à frente do mercado audiovisual brasileiro desde 1990. Confira nossos cases e peça um orçamento!